domingo, 21 de outubro de 2007

Who's there?

Esta semana fui ver a peça de teatro do Hamlet.

Esta peça levanta várias questões, mas a que mais me tocou foi a questão da face. A certa altura Hamlet diz que beleza e honestidade não pode existir num só corpo. Isto porque quem é belo exteriormente não precisa de ser belo interiormente. Ele acha que nós moldamos a nossa própria beleza/honestidade, que acaba por ser a nossa face. Coisa esquisita.

A questão da face é algo meio estranho: como será que as pessoas me vêm quando olham para mim? Certamente muito diferentemente de como eu me apercebo que sou. E será que eu sou o que acabo por ser por querer que as pessoas me vejam dessa maneira, ou será que sou mesmo assim? Há coisas que fazemos com consciência, mas no meu ver a maioria das coisas acabam por ser inconscientes. Devemos sequer preocupar-nos com o que as pessoas pensam de nós?

Comecei a ler um livro há uns tempos que se chamava "Um, ninguém, cem mil". Nesse livro o personagem principal apercebe-se de um defeito que tem que nunca tinha reparado antes: o nariz ligeiramente torto. Todo o livro relata a crescente paranóia em relação a esse pequeno defeito que ele nunca tinha reparado até alguém lho apontar, e as respectivas mudanças e consequências na sua vida.

No final, isto tudo resume-se à frase do próprio Hamlet, "Ser ou não ser, eis a questão."

3 comentários:

Shs disse...

Oi Rita,
provavelmente não te estás a aperceber de quem eu sou mas..uma pista: "queres ser minha amiga?"-local:Liceu Françes :P
So pa dizer que vale a pena "perder" algum tempo a ler o teu blog, não simplesmente pela forma bonita como escreves mas também pelas coisas bonitas que escreves.
Muita força para continuares esta tua aventura na vida,
espero que os nossos caminhos voltem a encontrar-se!
Beijocas
Sara Homem Sousa

Colombianita disse...

Bem, andas mt inspirada ultimamente. devo diser k continuas a porme questoes no blog, como fazias na faculdade, coisa que gosto imenso.
mas devo diser que a grande maioria das vezes nao sei cm responder as questoes que poes aqui...hehehe
bjs

Anónimo disse...

bom pensamento ***