quarta-feira, 28 de março de 2007

Pausa

Então cá estou eu a fazer as malas para partir de férias de Páscoa para Lisboa uma semanita...
É bastante cliché, mas o tempo realmente passa depressa!

Estou nesta cidade há dois meses, o maior tempo seguido que estive fora da minha casa...
Nestas últimas semanas fiz de Bruxelas a minha casa, e embora muitas vezes reclame do tempo, dos tótós dos belgas, a realidade é que o balanço dos primeiros meses é muito bom.
Conheci muita gente, gente diferente de mim, que vive muito longe de mim! E descobri algo que me espantou: é que somos mesmo todos iguais.

Descobri que uma grande maioria dos canadianos são católicos conservadores (e eu que os imaginava tal qual os holandeses, todos liberais). Para mim as pessoas asiáticas eram as mais disciplinadas que existiam: mas depressa vim a descobrir que não ao ver que constantemente a minha amiga coreana chega pelo menos meia hora atrasada, e que ainda por cima não trabalha lá muito. Descobri também que os belgas têm muito em comum com os portugueses: vivem num país que consideram insignificante mas que no fundo adoram e perguntam sempre aos estrangeiros o que acham do país deles. Muitos querem ir viver para o estrangeiro (curiosamente países do sul!) e são pouco simpáticos nas passadeiras: se quiserem sobreviver na Bélgica por favor corram nas passadeiras porque eles não travam!

No fundo, descobri que no final das contas não podemos generalizar, porque encontramos sempre nem que seja uma excepção à regra.

Sinto-me uma pessoa mais receptiva e menos tímida, e não tenho tanto medo de me dirigir a uma pessoa e me apresentar. Fiz progressos em "small talk" como diz o meu professor de comunicação: já consigo conversar mais de 30 secs com uma pessoa que acabei de conhecer. Até sinto alguma vontade de o fazer!

Enfim... num mundo em que afinal das contas é raro não ter crescido com os desenhos animados da Disney e em que é difícil não ter provado MacDonald's, acabamos por ter muito mais coisas em comum uns com os outros.

Amanhã parto para Lisboa, e espero regressar com a força toda para o meu último mês e meio, para poder aproveitar as últimas semanas com os meus novos amigos :)

terça-feira, 27 de março de 2007

Barcelona

Então no fim-de-semana passado fui visitar o meu amorzinho a Barcelona.
Cada vez que lá vou a cidade parece mais bonita e interessante :)
Ficam algumas fotos, entre as minhas, há algumas de Montjuic, Praça de Espanha, Porto Olímpico e Sagrada Família!














sexta-feira, 23 de março de 2007

Dublin (finalmente!)

Então após várias tentativas de fazer download das fotos de Dublin, espero que desta vez fiquem mesmo! Desculpem a demora, mas a minha net é um bocado fraca e tenho de ter algum tempo para actualizar o Blog com fotos .
Não vou explicar todas as fotos, algumas falam por si e seria muito chato =P



























As três seguintes são no albergue... Como podem ver pelo comentário deixado na porta, não era muito recomendável... Aliás viemos a saber mais tarde que era o pior albergue de Dublin!



As nossas companheiras de quarto...








quinta-feira, 8 de março de 2007

Amanhã Dublin...

Amanhã bem cedinho voltarei ao mesmo fuso horário português... Mas desta vez não em Portugal. Vou visitar a (quanto consta) bonita cidade de Dublin, Irlanda!

Aqui fica o que me espera...


segunda-feira, 5 de março de 2007

Organização política e administrativa da Bélgica

Acredito que ao ler o título do post não tenham muita vontade de o ler. Mas acho que é importante antes de eu vos dar a conhecer mais sobre a minha vida aqui, explicar-vos um pouco como é que as coisas se passam neste pequeno (mas grande) país que é a Bélgica.

Para começar a Bélgica é um Estado Federal, como os Estados Unidos por exemplo. Isto quer dizer que para além do governo central, há diversos governos regionais que têm autoridade sobre determinados aspectos.
A Bélgica está dividida em três grandes regiões: a região da Wallonie (parte francesa, a sul do país), a região da Flandres (parte neerlandesa, a norte do país) e a região de Bruxelas (francesa e flamenga, mesmo no centro).

As entidades federais (centrais) decidem sobretudo sobre a Constituição, sobre os negócios estrangeiros, sobre a justiça, segurança social, etc. Ou seja, as matérias que dizem respeito a todos. Como entidades federais temos a "Chambre basse" com 150 deputados e o Senado com 71 membros. A maioria dos representantes destas entidades são da Flandres porque a maioria da população é desta zona.

As entidades regionais decidem em matérias económicas, sociais e ambientais. Depois das regiões temos ainda as comunidades (francesa, germanica e flamenga) que decidem sobretudo em termos de educação, cultura, etc, ou seja que lhes diz mais respeito também.

Enfim, espero não ter dito nada de errado, porque sinceramente o esquema aqui é meio complicado. Se tiverem alguma dúvida, não me perguntem a mim :)

Inté!

domingo, 4 de março de 2007

Café a mais

2 da manhã e não me apetece dormir. A minha tia diz-me para eu não beber café depois das 16h (e ela lá sabe porque é médica) mas eu hoje lá bebi um por volta das 21h. Erro!
Agora fico para aqui a escrever posts...

Já faz um mês que ando por aqui neste belo país que é a Bélgica, e (quase) todos os dias descubro coisas novas. Hoje tive o privilégio de ter uma visita guiada por um belga pela cidade, belga este formado em História, logo que sabe o que diz! Foi uma espécie de introdução à revolução liberal de 1830.

Desde aqui cheguei também acho que já bebi a cerveja equivalente (ou mais) do que a que já tinha bebido em toda a minha vida antes de vir para aqui (o que também não foi muita portanto não se assustem). Hoje então foi o cúmulo, porque bebi cerveja de framboesa... (sabe a sumo caso estejam a pensar nisso)

Em termos pessoais também já aprendi bastante. Fora o multiculturalismo que vivo todos os dias, fora o praticar quase todas as línguas que conheço (excepto infelizmente o português!), tenho aprendido a viver com os outros e comigo mesmo. Mas isto em separado.

Tenho aprendido a viver com os outros para já porque tenho de partilhar o quarto com uma rapariga que até chegar aqui não conhecia. Isso pode ser bastante difícil, mas, até agora pelo menos, é coisa que temos sabido gerir. Coisa que também não é fácil é conviver com pessoas de quem sabes que dependes de certa maneira. Isto porque por um lado são as únicas pessoas que te podem fazer companhia (e elas estão na mesmíssima situação que tu), e por outro lado são pessoas que não conheces mas que depressa aprendes a conhecer porque estás quase 24h por dia com elas. E por isso aprendes mais intensamente a viver com as qualidades e os defeitos das outras pessoas, e a compreender isso e sobretudo a ultrapassar isso quando necessário. E também porque não chegas a casa e "descansas" das pessoas estando em família, mas eles aqui tornam-se a família.

Tenho aprendido a viver comigo mesmo também, porque é necessário uma grande convicção do que se quer fazer para se manter nesta vida. Ok, a vida de Erasmus não é de todo muito difícil. No entanto o meu "problema" é que nem sempre fui de grandes festas, de grandes saídas à noite (sabe bem uma vez por outra, mas todos os dias torna-se bastante cansativo). É portanto necessário para mim um grande esforço para conseguir acompanhar certas pessoas (nomeadamente latinos!). A minha convicção é que quero tirar o máximo proveito de todas as experiências, desde aulas até conhecer novos sítios, passando eventualmente por algumas festas. Mas é um bocado difícil fazer tudo ao mesmo tempo, todos os dias.

Gostava de poder dizer que me sinto mais independente, mas acho que dentro de mim terei sempre necessidade de depender de alguém. Onde quer que esteja, onde quer que vá, encontro alguém com quem tento coordenar a minha vida, e esse é o meu grande erro. Não só há pessoas que não gostam disso (talvez porque elas sim são independentes) mas também porque tenho de encontrar o meu rumo e não andar ao rumo dos outros. No entanto penso que isto diz respeito só aos hábitos diários, mas pode ser que se estenda aos meus objectivos pessoais. Não consigo ter suficiente distância para o analisar.

Bom... Já me conseguir pôr a dormir...

Até amanhã!

sexta-feira, 2 de março de 2007

Liège

Então hoje sexta, visto não termos aulas, a minha amiga Montse e eu decidimos ir passar o dia a Liège.
Aqui ficam algumas fotos...




A comer o tradicional gauffre de Liège...










SOL! Coisa rara...