domingo, 4 de março de 2007

Café a mais

2 da manhã e não me apetece dormir. A minha tia diz-me para eu não beber café depois das 16h (e ela lá sabe porque é médica) mas eu hoje lá bebi um por volta das 21h. Erro!
Agora fico para aqui a escrever posts...

Já faz um mês que ando por aqui neste belo país que é a Bélgica, e (quase) todos os dias descubro coisas novas. Hoje tive o privilégio de ter uma visita guiada por um belga pela cidade, belga este formado em História, logo que sabe o que diz! Foi uma espécie de introdução à revolução liberal de 1830.

Desde aqui cheguei também acho que já bebi a cerveja equivalente (ou mais) do que a que já tinha bebido em toda a minha vida antes de vir para aqui (o que também não foi muita portanto não se assustem). Hoje então foi o cúmulo, porque bebi cerveja de framboesa... (sabe a sumo caso estejam a pensar nisso)

Em termos pessoais também já aprendi bastante. Fora o multiculturalismo que vivo todos os dias, fora o praticar quase todas as línguas que conheço (excepto infelizmente o português!), tenho aprendido a viver com os outros e comigo mesmo. Mas isto em separado.

Tenho aprendido a viver com os outros para já porque tenho de partilhar o quarto com uma rapariga que até chegar aqui não conhecia. Isso pode ser bastante difícil, mas, até agora pelo menos, é coisa que temos sabido gerir. Coisa que também não é fácil é conviver com pessoas de quem sabes que dependes de certa maneira. Isto porque por um lado são as únicas pessoas que te podem fazer companhia (e elas estão na mesmíssima situação que tu), e por outro lado são pessoas que não conheces mas que depressa aprendes a conhecer porque estás quase 24h por dia com elas. E por isso aprendes mais intensamente a viver com as qualidades e os defeitos das outras pessoas, e a compreender isso e sobretudo a ultrapassar isso quando necessário. E também porque não chegas a casa e "descansas" das pessoas estando em família, mas eles aqui tornam-se a família.

Tenho aprendido a viver comigo mesmo também, porque é necessário uma grande convicção do que se quer fazer para se manter nesta vida. Ok, a vida de Erasmus não é de todo muito difícil. No entanto o meu "problema" é que nem sempre fui de grandes festas, de grandes saídas à noite (sabe bem uma vez por outra, mas todos os dias torna-se bastante cansativo). É portanto necessário para mim um grande esforço para conseguir acompanhar certas pessoas (nomeadamente latinos!). A minha convicção é que quero tirar o máximo proveito de todas as experiências, desde aulas até conhecer novos sítios, passando eventualmente por algumas festas. Mas é um bocado difícil fazer tudo ao mesmo tempo, todos os dias.

Gostava de poder dizer que me sinto mais independente, mas acho que dentro de mim terei sempre necessidade de depender de alguém. Onde quer que esteja, onde quer que vá, encontro alguém com quem tento coordenar a minha vida, e esse é o meu grande erro. Não só há pessoas que não gostam disso (talvez porque elas sim são independentes) mas também porque tenho de encontrar o meu rumo e não andar ao rumo dos outros. No entanto penso que isto diz respeito só aos hábitos diários, mas pode ser que se estenda aos meus objectivos pessoais. Não consigo ter suficiente distância para o analisar.

Bom... Já me conseguir pôr a dormir...

Até amanhã!

2 comentários:

Marta disse...

isso é que foi beber cafe! tas ca pica toda ritinha! hoje ja falei ctg no msn, e ja te disse que tenho pensado em ti! SAUDADINHAS RITINHAS!!!! (come um gauffre, com chocolate e bebe uma jola e pensa em mim =P) LOIRAS PARA SEMPRE NO MEU CORAÇAO! =D

Anónimo disse...

Parece que o café faz bem às pessoas! Isso é que foi falar.
Gostei! Dá que pensar...