segunda-feira, 5 de março de 2007

Organização política e administrativa da Bélgica

Acredito que ao ler o título do post não tenham muita vontade de o ler. Mas acho que é importante antes de eu vos dar a conhecer mais sobre a minha vida aqui, explicar-vos um pouco como é que as coisas se passam neste pequeno (mas grande) país que é a Bélgica.

Para começar a Bélgica é um Estado Federal, como os Estados Unidos por exemplo. Isto quer dizer que para além do governo central, há diversos governos regionais que têm autoridade sobre determinados aspectos.
A Bélgica está dividida em três grandes regiões: a região da Wallonie (parte francesa, a sul do país), a região da Flandres (parte neerlandesa, a norte do país) e a região de Bruxelas (francesa e flamenga, mesmo no centro).

As entidades federais (centrais) decidem sobretudo sobre a Constituição, sobre os negócios estrangeiros, sobre a justiça, segurança social, etc. Ou seja, as matérias que dizem respeito a todos. Como entidades federais temos a "Chambre basse" com 150 deputados e o Senado com 71 membros. A maioria dos representantes destas entidades são da Flandres porque a maioria da população é desta zona.

As entidades regionais decidem em matérias económicas, sociais e ambientais. Depois das regiões temos ainda as comunidades (francesa, germanica e flamenga) que decidem sobretudo em termos de educação, cultura, etc, ou seja que lhes diz mais respeito também.

Enfim, espero não ter dito nada de errado, porque sinceramente o esquema aqui é meio complicado. Se tiverem alguma dúvida, não me perguntem a mim :)

Inté!

3 comentários:

Marta disse...

resumidamente: país pequeno mas complicado =P

Anónimo disse...

Copiaste isto de onde? Beijinho

Rita Costa disse...

hehe n copiei aprendi tudinho numa visita guiada pelas instituições belgas =P