quarta-feira, 28 de março de 2007

Pausa

Então cá estou eu a fazer as malas para partir de férias de Páscoa para Lisboa uma semanita...
É bastante cliché, mas o tempo realmente passa depressa!

Estou nesta cidade há dois meses, o maior tempo seguido que estive fora da minha casa...
Nestas últimas semanas fiz de Bruxelas a minha casa, e embora muitas vezes reclame do tempo, dos tótós dos belgas, a realidade é que o balanço dos primeiros meses é muito bom.
Conheci muita gente, gente diferente de mim, que vive muito longe de mim! E descobri algo que me espantou: é que somos mesmo todos iguais.

Descobri que uma grande maioria dos canadianos são católicos conservadores (e eu que os imaginava tal qual os holandeses, todos liberais). Para mim as pessoas asiáticas eram as mais disciplinadas que existiam: mas depressa vim a descobrir que não ao ver que constantemente a minha amiga coreana chega pelo menos meia hora atrasada, e que ainda por cima não trabalha lá muito. Descobri também que os belgas têm muito em comum com os portugueses: vivem num país que consideram insignificante mas que no fundo adoram e perguntam sempre aos estrangeiros o que acham do país deles. Muitos querem ir viver para o estrangeiro (curiosamente países do sul!) e são pouco simpáticos nas passadeiras: se quiserem sobreviver na Bélgica por favor corram nas passadeiras porque eles não travam!

No fundo, descobri que no final das contas não podemos generalizar, porque encontramos sempre nem que seja uma excepção à regra.

Sinto-me uma pessoa mais receptiva e menos tímida, e não tenho tanto medo de me dirigir a uma pessoa e me apresentar. Fiz progressos em "small talk" como diz o meu professor de comunicação: já consigo conversar mais de 30 secs com uma pessoa que acabei de conhecer. Até sinto alguma vontade de o fazer!

Enfim... num mundo em que afinal das contas é raro não ter crescido com os desenhos animados da Disney e em que é difícil não ter provado MacDonald's, acabamos por ter muito mais coisas em comum uns com os outros.

Amanhã parto para Lisboa, e espero regressar com a força toda para o meu último mês e meio, para poder aproveitar as últimas semanas com os meus novos amigos :)

3 comentários:

Anónimo disse...

Tas mt mt la ritinha=)!

É tao bom perceber isso...realmente " todos diferentes, todos iguais"...

Já deves tar em Lisboa e aposto que te pareceu mais bonita que nunca, mais acolhedora que nunca=)!

Aproveita bem ai e mais importante ainda aproveita bem qd regressares a bruxelas;)!

Mts mts beijinhos e um até já mt rápido*

Marta disse...

que texto bonito!

Anónimo disse...

Rititaaaaa
Gostei imenso de te ver!!!
agora só daqui a eternidades...
cuidado aí nas passadeiras ok??
lol... beijo grande ;)