quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Dar a outra face

Hoje o tempo esteve esquisito.
Não sei se foi reflexo disso ou não, mas o meu dia também foi esquisito.

Acho que a lição mais importante que aprendi hoje foi "dar a outra face". Há muito que ouço esta expressão, sobretudo na Igreja, mas hoje compreendi o seu real significado.

Nestes últimos três meses tenho estado a atender todos os dias telefonemas de pessoas que não conheço, que sobretudo reclamam de tudo. No entanto só hoje me apercebi como muitas vezes levo isso a peito, como se fosse comigo. Não tenho a capacidade de me alhear das coisas, ver que realmente a pessoa não está zangada comigo, que tem outros problemas na vida e decidiu descarregar em cima de mim hoje só por acaso.

Ao longo da minha vida pessoal tive muitas vezes essa sensação e esse pensamento, que a pessoa que está a falar mal comigo, ou a berrar, está a fazê-lo não por minha culpa mas porque simplesmente arrebentou e calhou ser comigo. Mas como são pessoas que fazem parte da minha vida,também levei a peito porque afinal de contas, decidiram arrebentar comigo, e com a dúvida uma pessoa acaba por "retaliar". (pelo menos eu, que sou do tipo explosivo por vezes)

Hoje percebi que se calhar o melhor tratamento que poderia ter dado às "minhas" pessoas era dar a outra face. Primeiro, é algo que os desarma. Segundo, porque são precisamente as pessoas da minha vida, que vou ver ainda por muitos anos, e cuja relação deve ser mimada.

Enfim, fica o pensamento. Espero que seja útil a outras pessoas explosivas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Rita, depois de te ler tenho que te dizer que estás cada vez mais "lá"...

Beijinho

Anónimo disse...

Axo que é mta difícil, pelo menos para mim, perceber na altura o porquê da reacção da pessoa... E se é por mim ou não... pensamos sempre que é por nossa causa e não questionamos...

Adorei este post!! 5 stars!