domingo, 16 de setembro de 2007

Dalai Lama



Hoje fui ouvir o Dalai Lama.

Gostava de partilhar convosco o pensamento dele que mais me tocou. Estava ele a contar que numa conferência de médicos nos EUA houve um médico que afirmou que as pessoas que estão sempre a usar as palavras "eu", "mim", "me", etc, são as pessoas que mais sofrem de ataques cardíacos.

O médico não chegou a explicar o porquê de tal teoria, mas a explicação que ouvi foi que as pessoas se concentram tanto nos seus problemas, que acabam por se focar demasiado neles próprios e viver em função desses problemas.

A moral a tirar daqui é que, se nos preocuparmos com os problemas dos outros, veremos que os nossos problemas muitas vezes não são nada, e que não devemos nos preocupar. Devemos sim é ter compaixão pelos outros, e viver a nossa vida de modo menos egoísta.

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito interessante...devo dizert q me puseste a pesquisar o assunto e descobri q ja usam esses "marcadores psicológicos" como sinais precursores duma angina de peito...engraçadote=)Mas agora, encarnando o papel de advogado do diabo, deixa-me deitar lenha para a fogueira: O facto de olharmos para os problemas dos outros e n morrermos de enfarte, n poderá querer dizer q n nos ralamos c esses problemas da mesma forma q no arreliamos com os nossos? E se for encarado como o "evitar do enfarte" não será um falso altruismo? :P Fico a aguardar a minha merecida negação..ate pq so posso esperar isso de ti;)
PS. Como ja deves ter reparado concordo ctg...mas adoro ser do contra! Beijinhossssssss

Rita Costa disse...

Caro Leo:
antes de tudo obrigado pela tua contribuição :) Fico contente que ponhas as tuas questões, desde que no fim concordes cmg :P (tou a brincar!!). Como já estás à espera, vou dizer não às tuas respostas e passo a explicar. Devia se calhar ter dito que a conferência foi toda em volta do tema da compaixão, e já aí explica muita coisa. A compaixão não é pena dos outros, mas sim conseguir sentir com as pessoas a sua dor. Logo, assim, não será a ideia haver um falso altruísmo, isso só acontecerá se não conseguires realmente sentir o que as pessoas à tua volta sentem, ou seja, se só te concentrares em ti mesmo.